HCP reforça a importância da saúde e nutrição na prevenção e tratamento do câncer - HCP - Hospital de Câncer de Pernambuco

HCP reforça a importância da saúde e nutrição na prevenção e tratamento do câncer

Gostou? Compartilhe com seus amigos.

sitenutre.jpg

Calendário oficial do Ministério da Saúde, hoje (31) é o Dia da Saúde e Nutrição, criado para conscientizar a população sobre a importância da saúde e da boa alimentação. A nutrição merece atenção redobrada no nosso dia a dia. Alimentar-se bem e manter-se nutrido, lembrando sempre da ingestão de água, não é apenas uma necessidade física, mas é também de alegria, bem-estar e saúde. 

A alimentação de qualidade, rica em alimentos de origem vegetal com legumes, frutas, cereais integrais, verduras e leguminosas, e pobre em alimentos ultraprocessados, como os industrializados, ricos em sódio, corantes, açúcares e conservantes, e bebidas açucaradas como refrigerantes e sucos prontos, podem prevenir o aparecimento de várias doenças, inclusive do câncer. Lembrando que essas atitudes precisam ser associadas à prática de atividades físicas regulares, além de não fumar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. 

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), um em cada três casos de câncer poderia ser evitado com a adoção de dieta saudável, controle de peso e prática de atividade física. Além disso, a má alimentação é o segundo maior agente causador da doença no país, como a gastrite, obesidade, diabetes e colesterol alto. Para que tenhamos saúde, é necessário um equilíbrio entre a prática de atividade física e uma alimentação adequada.

Além disso, para os pacientes já em tratamento como o câncer, por exemplo, manter uma alimentação equilibrada pode auxiliar na recuperação da cirurgia, quimioterapia ou de qualquer outro tipo de tratamento, pois proporciona mais energia e a reposição dos nutrientes necessitados pelo organismo, afinal, o corpo precisa de energia e nutrientes para combater o problema e auxiliar na recuperação e, principalmente, preveni o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer.  

Lembrem-se, as necessidades nutricionais mudam de pessoa para pessoa. É importante sempre procurar um nutricionista e seguir a dieta estipulada para você. 

Cuide de você!